segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Analfabetismo Emocional


  Antes me sentia analfabeto, hoje, de tantas tentativas,aprendi a identificar algumas situações. Nascemos analfabetos emocionais e consequentemente espirituais. Aquele que não consegue tratar de suas emoções terá um abismo para chegar até as coisas de Olorum. E esse abismo é o estado em que se encontra a humanidade, ou boa parte dela. Nós, seres humanos, estamos doentes de expressão.

   As palavras não tem, por mais complexas que se façam as frases, o poder de articular o que sentimos. Há uma deficiência em nossa linguagem ( e não estou falando apenas do Português-Brasil ) em expressar nossos sentimentos e emoções. Talvez a linguagem não tenha acompanhado nossa evolução mental e emocional, ou jamais tenha chegado a acompanhar. Agora mesmo, nesse momento, as palavras que são usadas não refletem exatamente o que desejo expressar. Essa constatação me assustava até pouco tempo. Como fazer para expressar coerentemente aquilo que eu desejava, para que não houvessem distorções? Em quantos momentos disse o que sentia e fui mal interpretado. E você que lê: em quantas situações já foi mal interpretado e julgado pelo que não disse, mas expressou?

   Através dessa filosofia iluminadora aprendi algo que me auxiliou em meu analfabetismo. "Antes de ouvir, as pessoas sentem". Nessa frase simples escoro minha fé em ser menos mal entendido e entender mais aos meus semelhantes. Depois de aprender esse ensinamento profundo, que além da frase, me diz que, pela nossa natureza humana, estamos ligados mental e emocionalmente a todos os seres dentro da natureza, mesmo não tendo consciência disso. A existência de um mundo emocional e mental, onde transitam emoções, sentimentos e pensamentos dos mais variados, e a todo o momento essas forças nos afetam, dá respaldo a frase. Esses mundos mental e emocional não estão fixos a nós, como o pensamento Kartesiano prega. São mundos alheios a estrutura da consciência e que tem conexão com ela. Sabendo disso, acredito que, mais do que as palavras que saem de minha boca, as pessoas sentem aquilo que sinto e penso delas, mesmo não tendo expressado em palavras esses sentimentos.

   Vivemos em um mundo regido pela mentira. Desde muito jovens aprendemos a mentir, para sobreviver e, por esse fator, sofremos. Pelo pensamento Kartesiano, a mentira só pode ser descoberta se expressa pelo mentiroso. Porém, pensado de uma forma holística, toda a mentira é descoberta e sentida, mesmo sendo inconsciente. Claro que, em todos os momentos a condução harmônica das palavras auxilia muito no bem estar das situações. Dizer o que sente, com verdade, sem desejar ferir, mesmo sendo algo difícil, nos auxilia na resolução das situações.

   Sentimos antes de ouvir ou ver. Esse é o fato. Muitas vezes desejamos não sentir, mas sentimos e percebemos o que esta ao nosso redor. Então, como fazer para viver bem em um mundo gerido pela mentira, e essa mentira tem causado muito sofrimento a toda a humanidade? A "teoria do amor", dessa mesma filosofia que me fala que sentimos antes de ouvir, me diz que, se eu sentir amor e expressar esse amor, as pessoas ao meu redor irão sentir e transmitir esse amor, causando uma cadeia de verdade. Essa verdade cura. A mentira continuará a existir em nós, porém, o amor pode vencer e se tornar uma verdade real. Nesse momento iniciamos nosso aprendizado Emocional. Aprenderemos a ler o mundo e as pessoas através de sentimentos que existem no amor.

   Ainda somos crianças analfabetas Emocionais e consequentemente espirituais, porém, iniciamos nosso aprendizado ao percebermos que é possível e desejarmos. Precisamos iniciar, agora, para que se faça concreto o quanto antes. Através da verdade do sentir amor, curaremos o mundo.

   Nessa semana tive a oportunidade de aprender profundamente sobre isso com algumas pessoas que amo muito. Através desse aprendizado, renovei meu amor por eles e por tudo o que representam. O AMOR CURA e tenho certeza de que, mesmo contrário ao pensamento dominante, um dia chegaremos a viver essa harmonia. A filosofia Guerreiros da Luz expressa isso, e nós, como Guerreiros, levamos essa luta para que a humanidade se cure.

   Boa semana. Meu desejo é que sintam todo o amor que estou expressando nesse momento para que curem seus caminhos.

   Rigoberto Franceschi, Dirigente do Templo Guerreiros da Luz