VITÓRIAS

 Estes relatos que você encontrará abaixo são momentos reais de vitórias pessoais, colocados em forma de breves leituras, sobre as vivencias daqueles que procuraram ajuda no Templo e encontraram mais do que a resolução de seus problemas e conflitos, encontraram uma família espiritual poderosa que fez com que mudassem de vida. A grande maioria daqueles que encontraram esse auxilio hoje continuam sua caminhada dentro do Templo e, por força da espiritualidade, auxiliam àqueles que vem até o Templo com suas mazelas e dissabores a encontrarem seu caminho. Para cada um a vitória naquilo que procura. Essas milhares de pessoas que fazem parte dessa Luz não se importam mais com aquilo que os “outros” possam falar sobre sua fé verdadeira; encontraram seus caminho e por isso continuam sua jornada cada vez mais firmes e confiantes da verdade que esse Templo expressa. O Mestre Espiritual do Templo, Perguntado sobre como é possível tantas mudanças em tão pouco tempo em relação as pessoas que vem até o Templo, responde: - ”Onde a verdade existe, todo o restante é consequência”.

------------------------------------------------------------------------------
                                   Vitoria sobre a ansiedade

Tenho 34 anos e posso dizer que vive em paz muito pouco tempo desse 34 anos. Desde que me conheço por gente sentia uma ansiedade que me doía o peito. Por algum tempo essa ansiedade diminuía, mas em outras épocas voltava com tanta força que pensei muitas vezes em tirar minha vida, na intenção de que aquilo passasse. 

Além da medicina convencional, Frequentei muitas igrejas na busca pela cura. Muitas dessas faziam promessas em programas de TV que tudo mudaria. Mas, depois de um tempo de vivencia com as pessoas dessas igrejas, e fui em várias dessas mais midiáticas, fui percebendo que as pessoas iam até o palco, faziam seus testemunhos, mas continuavam da mesma maneira. Confesso que por algum tempo acreditei que iria mudar, mas nada.

Em um momento de muita dor em meu caminho, uma amiga me convidou para ir até O Templo Guerreiros da Luz. A principio neguei, por ter ouvido inúmeros testemunhos  de que "nesse lugares satanás operava". Contradizendo esse preconceito, mesmo meio apreensivo, mas levando em consideração minha formação profissional que me leva a ver para crer, fui até o local. Para meu espanto, fui recebido com um carinho e atenção que me fizeram relaxar. dentro desse espaço, depois de muito tempo em minha vida, consegui sentir paz. Era como se aquela dor tivesse sido tirada com a mão. Fui até uma pessoa que ao me receber, aprecia me conhecer muito profundamente. Falamos de coisas muito minhas, que não havida dito em momento nenhum a ninguém. Antes de sair senti lágrimas em meus olhos. Não consegui conter minha emoção. Aquela dureza que eu sentia parecia ter desmoronado. Desde então passei a frequentar esse local iluminado por Deus, de pessoas sérias e bem intencionadas. Aquela ansiedade diminuiu drasticamente. Aprendi que precisava mudar algumas coisas em meu caminho para que ela não voltasse. Tenho buscado minhas mudanças e  agradeço a Deus sempre por esse encontro. Hoje tenho Orgulho de dizer o que sou e onde vou. Sou mais feliz em minha caminhada pela vida. Me afiliei a esse LAR e mantenho minha mensalidade em dia. Sempre que posso auxilio mais. Tenho para mim que se eu puder manter esse espaço para auxiliar mais pessoas, esse bem feito vai se reverter para mim.

Muito obrigado, Guerreiros da Luz, por tudo!

Clebersom S. Soares


Cura de câncer de Mama
Dona Maria Zila Almeida da Rosa conta em depoimento que chegou até o Templo com diagnostico médico de nódulo na mama direita, comprovado pelos exames. Inicia tratamento e, em apenas algumas vezes que vem até o Templo o Dr José lhe diz que irá fazer a cirurgia na próxima sessão. No dia determinado dona Maria Zilá é colocada a postos e a cirurgia é feira rapidamente, sem cortes e sem dores. Logo na outra semana, após a cirurgia no templo ela vai ao médico que iria marcar a cirurgia médica para retirada do nódulo e constatam que ele não existe mais.
 Para comprovar o que diz a senhora Maria traz os exames que comprovam o fato e que são guardados pelo templo.

------------------------------------------------------------------------
Coluna curada
O Sr Angelo Dietzics conta que chegou até o Templo mal conseguindo andar. Tivera diagnóstico médico de que duas de suas vértebras estariam desgastadas, vértebra L4 e L5, e como já teria idade avançada 65 anos, não seria possível cirurgia e os ossos não regenerariam. Fez um tratamento de 6 meses e 3 cirurgias em sua coluna. Já na primeira cirurgia espiritual sentiu “um fortalecimento nas pernas” e as dores foram diminuindo. No final dos seis meses não sentia mais dores, podendo fazer coisas do dia a dia melhor do que quando mais jovem. Diz ser eternamente grato ao templo e ao Dr José e mantém, mesmo de longe sua ligação, através de auxilio financeiro ao templo, pois sabe que quem esta ligado ao bem, do bem faz parte.

------------------------------------------------------------------------

Depressão
 Albertina Gomes Nunes chega até o Templo com vários problemas, como diabetes e fraqueza física. Inicia tratamento e aos poucos vai recuperando as forças e se equilibrando física e emocionalmente. Conta que fez a “esteira” e com  poucos minutos não conseguiu mais continuar, depois do tratamento refez os exames, sentindo-se disposta e feliz. “fica algo interessante  para que observemos que por vezes as doenças físicas são um reflexo das emoções descontroladas e quem busca saúde física no templo tem um tratamento dinâmico, recebendo luz de todas as formas possíveis” hoje essa senhora auxilia financeiramente e em todos os trabalhos que pode, em agradecimento e para que esteja ligada a essa luz.

-------------------------------------------------------------------

Coluna
Eduardo João Xavier vem até o templo em abril de 2012 para um tratamento em sua coluna. Traz o diagnóstico médico de que, em decorrência do desgaste uma cirurgia poderia ser feita para amenizar as dores, que eram frequentes e quase insuportáveis, mas sem chances de cura. Porém as dores continuariam, mesmo amenizadas e teria de fazer uso de medicamentos por tempo indeterminado. Inicia o tratamento no templo e depois de alguns meses é feita uma cirurgia espiritual. As dores sumiram e os esforços físicos, que a principio eram proibidos, são frequentes. Hoje é um dos trabalhadores assíduos do templo e faz seu trabalho em auxiliar o templo financeira e energeticamente sempre.

--------------------------------------------------------------------

Depressão
Zilinda Perera Gomes chega ao Templo com síndrome do pânico e depressão profunda, fazendo uso de medicamentos que a deixam “dopada” sem conseguir pensar e mesmo assim se sente como se alguém a enforcasse com uma corda, sempre que se deita para dormir.  Diagnóstico do Dr José é de processo cármico e obsessão espiritual. O tratamento é iniciado e a equipe do Dr José inicia  trabalho de desacoplamento de alguns espíritos que estão ligados a Zilinda. Nas semanas seguintes começa a se sentir mais confiante, não sente mais a corda no pescoço a noite e dorme melhor. Depois de 6 meses de tratamento já esta melhor, não tendo mais a necessidade da maioria dos medicamentos. Seu semblante mudara e ela se sente feliz e confiante. Agradece a todos. Também e instruída pelo Dr José a praticar a caridade de alguma forma, para afastar maus pensamentos e espíritos negativos. Tem feito seu trabalho, como indicado, em outro local, porém sempre auxilia, dentro do que pode para a manutenção do Templo

--------------------------------------------------------------------

Joelho
Sr Edemar S. nascimento conta que adquiriu uma dor que insistia em aparecer quando ele fazia certos esforços físicos. O Joelho esquerdo inchava e as dores eram terríveis. A distensão era grave e carecia de tratamento e possível cirurgia, porém o Sr Edemar não desejava “passar pelas mãos dos médicos”, como disse e procurou o Templo. Feito o tratamento e duas cirurgias espirituais nos conta que não teve mais as dores e nem o inchaço que tinha. Agradece ao templo e a todos que nele trabalham pelo carinho que sempre foi recebido. Desde então tem auxiliado financeiramente o Templo para que esse trabalho não pare.

---------------------------------------------------------------------

Hérnia

O Sr Leonir Guerra Casarin sentia dores logo acima da virilha e constata que se trata de uma hérnia, causada pelo excesso de esforço. Procura um médico e lhe é dado, através de consulta que será preciso uma intervenção cirúrgica. Inicia os procedimentos, como procura de hospital, encaminhamento de papelada e nesse meio tempo procura o Templo onde é iniciado um tratamento. Feita cirurgia espiritual depois de alguns meses do tratamento. Ao retornar ao medico, ainda sentindo dores recebe a noticia de que a hérnia desaparecera e o procedimento cirúrgico não seria mais necessário.  Depois lhe e explicado que as dores continuavam, mesmo não havendo mais a doença porque a mente condicionada a acreditar na dor, ainda insistia em fazer seu trabalho. Logo em seguida as dores desaparecem. O Sr Leonir agradece ao Templo e vem auxiliando financeira e de todas as formas possíveis desde antes do ocorrido, por ter uma familiar que faz parte do quadro de sensitivos.
--------------------------------------------------------------

Busca

A alguns dias atrás fui procurado por uma senhora que buscava auxílio para uma de suas maiores dores. Depois de uma conversa franca pude entender sua dor, que realmente é terrível. Sua filha mais velha é usuária de drogas. Entendi todas as implicações que “sua dor” lhe traz. As ansiedades quando a menina some de casa, a falta de dinheiro para coisas simples, porque precisa alimentar o vício da filha. Trabalhar como doméstica é duro, mas nada comparado ao cansaço de conviver com algo tão terrível. Conversamos  rezamos juntos. Pedi a  grande mãe Yemanja que iluminasse o coração da menina e as Luzes de Ogum,  grande guerreiro que protegesse aquela família e a menina principalmente e senhora saiu muito mais aliviada.
O que quero dividir com os amigos é que hoje essa mesma senhora me procura para contar abismada que, ao convidar a filha para vir até uma das sessões de quarta feira (quarta da cura) a moça simplesmente disse sim. Eu mesmo havia dito a senhora que convidasse, mesmo ela insistindo em dizer que a menina jamais tinha gostado de nenhuma das igrejas que ela tinha procurado por ajuda, e nas ultimas vezes nem mais queria ouvir falar.  Relatou que ao falar que erra um Templo de Umbanda a menina disse que viria e vieram. O que mais a deixou extasiada e feliz é que logo depois de terem sido tratadas pela primeira vez na casa a filha lhe relata que nunca havias se sentido tão bem em um lugar como esse; Falou sobre as cores claras, a alegria no rosto das pessoas, o carinho com que foram recebidas.
A senhora terminou me agradecendo com tanta confiança que tive a certeza de que essa será mais uma das vitorias conseguidas pela esforço e fé desse templo e desses Guerreiros que nele trabalham. Disse a senhora que tenha firmeza naquilo que deseja, pois os dois sabemos que é apenas o início dessa luta, que será vencida.
 O que precisa ser visto aqui é o valor da busca. Insistir naquilo que é valioso para nós. Desistir parece mais simples em alguns casos, mas nunca é. A vitória é daqueles que insistem, que fazem de um novo dia um novo caminho. Quem busca a luz a encontra. E o que precisamos saber que ela existe e pode ser encontrada.
 Vimos muitos iniciarem a caminhada desconfiados e receosos, receberem dádivas em seu caminho e, no momento em que precisariam insistir um pouco mais, retificar suas intenções positivas, relaxam e deixam tudo o que receberam ir “ralo abaixo”. A fé obstinada nasce do olhar apurado da natureza. Tudo o que Deus criou tem por vibração original, natural a potencialidade do crescimento e da prosperidade, basta olhar uma semente que é lançada a terra, se não a impedirmos com obstáculos desnecessários como pedras, galhos (desassossegos, impaciência) e regarmos ao menos um pouco (a água da fé obstinada) ela terá como natureza crescer e florir.
 Se essa mãe e filha se obstinarem, não haverá mal que as tire do sucesso naquilo que buscam que é a cura. Esse caso pode ser usado em tantos outros casos em nosso caminho. De nada adianta culpar a religião pelo fracasso quando não há determinação em nosso desejo. Fica a pergunta: até onde determino minha fé, minha crença, minha paciência sobre aquilo que desejo?
 Muita saúde, paz e luz a todos
---------------------------------------------------------------------
 Passei por dias de tremenda frustração, pelas impossibilidades que as tonturas me afligiam e decidi, depois de uma busca por informações sobre o local, vir e conhecer o templo Guerreiros da Luz. Confesso que, mesmo com as boas informações que houvera recebido, de pessoas de minha confiança, ao chegar trouxe minha desconfiança comigo. Uma das coisas que me intrigaram muito, a princípio foi a questão financeira, desde o primeiro momento foi-me informado que não havia necessidade de contribuições monetárias, mas observando o local, a estrutura física, a impecável limpeza e leveza do ambiente pensei de que forma mantinham aquilo tudo em funcionamento. Iria descobrir depois. 

-----------------------------------------------------------------------------------
Cura Existe?
Meu nome é Jorge e meu relato é simples e rápido. Tenho 45 anos de idade e comecei a sofrer  com tonturas a algum tempo atras, causada pelo estres, assim dito por um especialista. Também indicado pelo especialista comecei tomar medicação que, dentro de um atempo esperado deveria fazer efeito e as tonturas, que me impossibilitavam de fazer muitas coisas no dia a dia, não cessaram. Reavaliamos o caso e a medicação deveria ter dado seu efeito, mas que por algum motivo não dera.
Iniciamos o que na casa chamam de “tratamento Espiritual” que consiste em vira até o Templo e buscar uma conecção maior com as forças espirituais que ali trabalham. Busquei entrar de cabeça naquele conceito, porque gostei da forma como aqui é expresso, que cada qual reza conforme sua fé e particularidades. Em momento nenhum fui persuadido pelos participantes do templo, que por sinal sempre de uma educação e carinho contagiantes, a fazer parte do grupo ou ter de rezar como eles rezam. Digo isso porque cheguei imaginando que logo iriam me convidar a “entrar” na casa. Meu tratamento seguiu e a cada sessão me sentia melhor, ao ponto de, em determinado momento, me sentir seguro para não mais usar os medicamentos alopáticos. 
Tenho me sentido bem desde então (não tive mais tonturas) e junto ao tratamento para as tonturas, a famosa “labirintite”, outros tratamentos foram feitos para mim, mesmo sem ter pedido, pela bondade dessas pessoas maravilhosas.
A pouco escrevi que minha dúvida era sobre as finanças, de onde sairia o dinheiro para financiar esse lugar maravilhoso. Agora sei. Sai de mim e de todos os que encontram cura e apoio nesta casa de Luz. Me afiliei a casa e mantenho minhas doações mensais em dia, mesmo não podendo participar assiduamente como gostaria e vez por outra ainda mando ajudas financeiras extras. Isso me faz bem, porque sei que o dinheiro que coloco ali faz com que outras pessoas possam ser tratadas e desse bem que é feito sempre me sobra um pouco. 
Agradeço por tudo, meu pai (se assim posso chama-lo) pela tua paciência e bom senso e a todos  aqueles que buscam fazer o bem nesse lugar que é “um estado de luz”.
 Sérgio, Passo Fundo Setembro de 2012
---------------------------------------------------------------------------
Hoje sou Feliz
Hoje eu sou feliz, não tenho mais aquele vazio em meu peito, nem mais aquela sensação de andar só, de buscar por algo que nem sabia o que era. Hoje eu tenho saúde, equilíbrio emocional, paz, prosperidade, e posso dizer com certeza que estou no caminho certo. E tudo isso só foi possível porque um dia outras pessoas sonharam com um lugar mágico, onde sonhos pudessem se tornar realidade, um lugar para todos. Para pedir saúde e paz espiritual, para buscar conforto ou prosperidade e ao mesmo tempo exercer sua fé. Construído com amor, e com suas bases fundadas na caridade. Esse lugar existe. Eu gosto de chama-lo de CASA, por que lá encontrei pessoas que para mim ,hoje formam mais uma família, com um pai e uma mãe zelosos, que me dão a honra de compartilhar de sua sabedoria, e muitos irmãos dispostos a contribuir com o meu crescimento.  
É isso mesmo!!  Esse local não é feito somente de espíritos ou entidades de luz para pessoas encarnadas, ele também e feito do amor e do sacrifício de homens e mulheres que unidos trabalham por um único objetivo comum, FAZER O BEM. Por muitas vezes, deixam seus pais, filhos e seus amigos para vestir uma “armadura branca” e lutar pela felicidade de todos, por que eles sabem, que juntos somos mais fortes. E quando você percebe pela primeira vez a grandiosidade do trabalho feito, e seus resultados ”milagrosos” você se pergunta: Como isso é possível? A resposta é simples. O bem atrai o bem, a luz atrai a luz. Junte pessoas boas com um bom coração, dispostas a trabalhar, entidades de luz e você, terão o C.E.U (Centro Espiritualista de Umbanda) Guerreiros da Luz.
 Por que a luz que emana dessas entidades é a mesma que ilumina o coração desses guerreiros.  A verdade é que me emociono…Pensar como fui acolhida por pessoas que nem me conheciam. Tudo isso, tem um nome, e se chama UMBANDA GUERREIROS DA LUZ.
Depois de tudo, se me perguntarem o que é umbanda, e o que ela faz, eu direi, que é o que Deus espera dos homens na terra e que ela pratica sem discriminação e sem preconceitos, a caridade.  Hoje eu tenho o orgulho de dizer que sou UMBANDISTA, uma GUERREIRA DA LUZ, e na minha casa tem amor e caridade. Por fim, deixo aqui registrado o meu mais profundo desejo, que todos que vierem a nossa CASA, encontrem a felicidade, seja em forma de saúde, seja de prosperidade, ou na sua forma mais profunda e individual, a paz espiritual.
Esse relato não é para dizer que a minha Casa é melhor que as outras, e sim para mostrar, a quem tem alguma duvida, que UMBANDA é Amor e Caridade e que seus filhos são Guerreiros e merecem todo o respeito.
 Com todo Amor e Gratidão ao meu Pai, minha Mãe e meus Irmãos de Fé.
Passo Fundo Setembro de 2012
 Marlúce Portela Schmitz.
--------------------------------------------------------------------------
Milagre da Vida
Meu nome é Patrícia, 39 anos, advogada atuante, mãe de 2 filhas, esposa realizada e uma GUERREIRA DA LUZ! Nasci no Rio de Janeiro, dentro de uma pequena casa de Umbanda, sendo a minha avó a responsável, onde me criei até os 8 anos, quando fui morar em Florianópolis e me afastei definitivamente de qualquer casa relacionada a religião umbandista, mas sempre recebia sinais de que eu tinha uma missão dentro dela.  Por muito curiosa, sempre lia ou procurava saber sobre a mesma e dentro de minha casa, cultuava “meus pais” (orixás) em um pequeno congá, a minha fé na Umbanda sempre foi maior dentro de mim!
Conheci o Templo Guerreiros da Luz e sua filosofia, quando fui convidada por uma das sensitivas para participar do 1.º Encontro da Cultura Cigana. Encantei-me de cara com o relacionamento e o entrosamento do corpo mediúnico, e após participar da festa, a paixão só aumentou. Informei-me sobre os dias das sessões e passei a freqüentá-las, a entrada para a casa, foi a conseqüência da paixão que acabou se transformando em PURO AMOR.
O amor pela minha religião já completou dois anos, de muita alegria, dedicação e realizações em minha vida. Nesta minha contribuição, sou obrigada a relatar a maior de todas elas: o meu pedido em ser mãe pela segunda vez, conceber o milagre da vida! Jamais esquecerei o dia, que o mestre maior Aran Kaá Tiba disse-me para trabalhar muito na casa, atingir meu equilíbrio, para depois engravidar, e foi justamente isso que aconteceu de forma natural, sem atropelos, como ele mesmo me disse. Hoje sou mãe da pequena Anita, de apenas dois meses incompletos, naturalmente, afilhada do grande mestre, onde ao seu lado, descansa tranquilamente deitada em seu pelego, como se ali fosse seu porto mais que seguro.
Quanto as minhas outras realizações? Bem, conforme o meu merecimento, as conquistei plenamente. Continuo pedindo? Claro! A minha fé o permite!
Salve todos os GUERREIROS DA LUZ!
 Patrícia Cunha da Silva
Passo Fundo,Março de 2012
---------------------------------------------------------------------------------------------
Em cada Ciclo um Aprendizado
Eu sempre fui o tipo de pessoa que se sente sozinho mesmo rodeado de pessoas, me criei aprendendo a rezar de joelhos ao pé da cama com a minha mãe, o tempo passou e comecei a viver sem nenhuma perspectiva, não conseguia enxergar um futuro pra mim. Perambulei pela vida fazendo de tudo e ao mesmo tempo não fazendo nada. Errei, me iludi, fantasiei, e errei de novo. Aos 18 anos conheci o espiritismo, que por muito tempo fez um sentido parcial na minha vida, digo parcial porque li centenas de livros, frequentei inúmeras casas, mas, nenhuma preenchia o vazio existencial que existia no meu íntimo, nenhum tirava a tristeza que me corroía, nenhuma fez-me sentir entusiasmo, aqui faço um adendo para explicar que a palavra entusiasmo deriva do grego e significa “Deus com sigo dentro”. Por último, comecei uma relação, e com ela, veio junto muitas coisas, muitos erros que culminaram em um fracasso profissional. Fiquei sem chão por 6 meses.
 Resolvi, por uma intuição mais forte do que eu, voltar a estudar, tudo que eu não queria era voltar a trabalhar com a mesma coisa, e de novo, tive que dobrar a minha espinha e sim, voltar a fazer o que eu fazia.
 Depois de algum tempo, por um “acaso”, adicionei uma pessoa que eu não conhecia no meu facebook (Minha querida Marcia Zílio), e depois de alguns dias; isso era Dezembro de 2011; ela, postou sobre uma casa de Umbanda que me despertou uma imensa curiosidade, foi que,  acabei por acessar o site da www.temploguerreirosdaluz.com.br, e por uma força maior que a minha, resolvi romper com o meu medo e com o meu  pré-conceito, e ir até a casa.
Cheio de medo, mas compelido por uma força inenarrável, me mantive por ali, acabei indo tomar passe e tive uma breve consulta com um médium incorporado em uma entidade que hoje resenho como luzeira. Nem me lembro muito bem o que ele falou, mas foi a primeira vez que o meu íntimo se tornaria devassado em apenas alguns minutos. A única coisa que lembro é que, era para falar com o dirigente da casa (ou o dono da terreira como ele disse). A conversa aconteceu, ele me disse que iria levar o meu nome para o seu mestre avaliar a minha entrada da casa. Alguns dias depois; isso passado o recesso de fim de ano; fui chamado a ter uma conversa com o S.r. Rigoberto e ele me disse que eu seria bem vindo a casa. Depois de algum tempo, julgo que todos nessa inenarrável casa tem o seu valor, porém, deve dizer com todas as letras que encontrei um pai que também é amigo, e uma mãe que também é amiga. Poucas vezes na vida tive tanto respeito, admiração e afinidade com seres humanos como tenho por eles.
 Todos os problemas acabaram?…Risos, não, absolutamente não. Minha vida se encaminhou?…Não, absolutamente não.
 A diferença de se tornar um guerreiro é poder admitir que existem situações difíceis na vida, mas, que você não está sozinho nisso, ou como uma entidade me disse um dia:
Eu sei que a tua vida está torta, e vai entortar mais ainda, mas, ela vai endireitar. A sensação é estar sempre amparado, sempre sendo ensinado em como lutar, mas sempre, absolutamente sempre, entendendo que eu mesmo devo lutar as minhas próprias batalhas.
Pela primeira vez na minha vida posso dizer com todas as letras, que estou em casa, que aqui (junto aos guerreiros), é o meu lugar.
 É impossível transformar em palavras tudo que tenho vivido, estou no meio de uma batalha, mas de cabeça erguida, com os pés no chão e com a luz necessária para resolver as minhas contendas.
 E assim será, porque como ouvi uma vez: Umbanda é uma religião para a vida toda.
O que mais me encanta nos Guerreiros da luz, foi o que aprendi com o meu pai (Rigo) e com a minha mãe (Fernanda), alegria, alegria, sorrir mesmo nas tristezas, e rezar cantando… Se para você isso soa estranho, sem problemas, porque a gira continua e os guerreiros continuarão a trabalhar, praticar a caridade para todas as pessoas que vierem em busca de ajuda na casa.
 Agô meu pai, Agô minha mãe, nas lidas de caridade.
 Que Oxalá esteja com você em cada passo que deres,  em cada respiração que tiveres, em cada batalha que lutares.
 Paz e luz a todos.
Salve seu Arranca Toco… Salve Oxalá!
 Fabiano Xavier
Passo Fundo, Maio de 2012
-----------------------------------------------------------------------
Tempo Certo
Gostaria de fazer um breve relato sobre como me tornei um Guerreiro da Luz e quão é importante essa casa para mim.
 Venho de longe, estou morando em passo Fundo pouco mais de um ano meio e quando cheguei aqui, por motivo de trabalho fiquei completamente perdido, não conhecia a cidade e não tinha nenhum amigo. Pensei: porque estava acontecendo aquilo comigo, porque eu não tinha que deixar a minha família e meus amigos para traz serão que valia a pena? Seria a escolha certa?
 Desde novo meu lado sensitivo é bastante apurado, na minha cidade natal frequentei vários lugares, como igrejas, centros kardecistas, centros de Umbanda, fui morar em uma cidade próxima  para poder estudar, nessa cidade também frequentei vários lugares, mas nenhum deles era o meu lugar. Quando cheguei aqui fiquei alguns meses sem exercer a minha espiritualidade, pois, como disse não conhecia nada e ninguém, ai sim minha vida “ desandou” de vez. Sabia que não poderia deixar isso de lado e comecei a procurar na internet um lugar que eu pudesse frequentar. Encontrei o Centro Espiritualista de Umbanda Guerreiros da Luz (http://www.temploguerreirosdaluz.com.br/), fui conhecer e simplesmente me encantei, com o local, com a filosofia, com as pessoas, resumindo havia encontrado o meu lugar. Após seis meses na assistência conversei com o Rigoberto e falei a ele da minha vontade de fazer parte da casa, pois, tinha certeza que lá era o meu lugar e desde esse dia me tornei um Guerreiro da Luz.
 Por fim, às vezes pensamos que tudo está errado, que nada é como gostaríamos e num instante as coisas se ajeitam, no meu caso Olorum havia traçado esse caminho para mim, por isso frequentei vários lugares, morei em tantos outros  e nunca havia encontrado o meu lugar. Hoje posso dizer que a melhor escolha que fiz foi esta, além de encontrar o meu caminho espiritual encontrei um pai, uma casa e uma família e tenho certeza que jamais os deixarei, porque aqui é o meu lugar.
 Rodrigo Gutierrez Oliveira, um Guerreiro da Luz
Passo Fundo, 03 de Fevereiro de 2012
-------------------------------------------------------------------------------
Mundo novo
No ventre de uma mãe grávida estavam dois bebês.
O primeiro pergunta ao outro:
- Você acredita na vida após o nascimento?
- Certamente que sim. Algo tem de haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
- Bobagem. Não há vida após o nascimento. E como seria essa vida se existisse?
-Eu não se exatamente, mas por certo haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comemos com a boca.
- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca, é totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu te digo somente uma coisa: ávida, após o nascimento está excluída. O cordão umbilical é muito curto!
-Na verdade, certamente, há algo depois do nascimento. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados aqui…
-Mas nunca ninguém voltou de lá para falar sobre isso. O parto apenas encerra a vida. E afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada da escuridão.
- Bem, eu não sei exatamente como é depois do nascimento. Mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
-Mamãe? Você acredita na mamãe?E onde supostamente ela está?
-Onde? Em toda a nossa volta! Nela e através dela, nós vivemos. Sem ela isso tudo não existiria!
- Eu não acredito. Eu nunca vi nenhuma mamãe. Por isso é claro, que não existe mamãe nenhuma!
- Bem mas ás vezes quando estamos em silêncio, podemos ouvi-la cantando, ou sentimos como ela afaga nosso mundo … Saiba, eu penso que só depois de nascidos nossa vida será mais real, pois ela tomará nova dimensão. Porque aqui, onde estamos afora, apenas estamos nos preparando para essa outra vida.
Sandra Mara Garcez
Neste contexto em que fora comparado a passagem de um mundo inexistente pra um “possível” novo mundo, usou-se a exemplificação de dois bebês que encontram-se no ventre materno, ao qual um deles desacredita totalmente na possibilidade de haver algo após o nascimento, enquanto o outro acredita plenamente em algo verdadeiramente novo e que esta prestes a encontrar a qualquer momento.
Através dessa exemplificação fica evidente que o tema trata da vida após a morte, onde há inúmeras pessoas que pensam e agem como os bebês quando o assunto é a passagem da vida carnal para a vida espiritual.
Após algum tempo frequentando a “minha” casa Guerreiros da luz posso dizer com toda a certeza do mundo que há  algo grandioso e maravilhoso e grandioso a espera de cada um de nós. E com a ajuda dessa casa e dessas pessoas maravilhosas pude abrir meus olhos e ver essa força que existe aí dentro, algo que impulsiona meu viver e me faz ter cada dia mais força para vencer. Aprendi o que é ter força para seguir em frente. O que antes eram problemas insolúveis, hoje são aprendizados de vida, que consigo passar com coragem. Aprendi que nada acontece por acaso e por isso me considero como o bebê que acredita na vida após o nascimento, pois hoje sei que estou em um lugar que me deixa mais próximo da mamãe (Deus).
Agradeço por tudo que já recebi dessa casa, hoje sou um afiliado dessa força que são os Guerreiros da luz. Contribuo com aquilo que posso sempre e sempre irei contribuir para que essa casa se torne maior e mais forte.(sic)
Ricardo da Rosa Dossa
Passo Fundo, 03 de Dezembro de 2011
--------------------------------------------------------------------------------
Pedir, Agradecer e aceitar.
Uma das filosofias da casa diz que devemos pedir, agradecer e aceitar. Pedir tudo aquilo que queremos. Quem não pede, não ganha e pensando assim devemos ter a cautela de pedir somente coisas boas. Depois devemos agradecer, pois quem agradece é porque já ganhou, e com esse pensamento, você vai lançando ao mundo seu desejo para que ele trabalhe a seu favor.
 Por ultimo devemos aceitar, pois se pedimos e agradecemos é necessário aceitar que conseguimos.
Através dessa filosofia da casa, eu conquistei muita coisa, mas hoje quero relatar uma em especial, a conquista da minha casa própria, todos vocês sabem como é difícil construir, até uma pequena reforma vira o caos, mas nada disso importa para quem quer um teto para chamar de seu.
Durante muito tempo eu vinha pedindo a essas entidades de luz a minha casa, queria que meu filho pudesse ter um pátio para brincar, sonhava com um jardim todo colorido e um pouco de grama para caminhar descalça. Nunca fiz questão de ter uma casa grande, apenas queria uma casa que pudesse acomodar minha família e meus amigos. Porém no meio do caminho desse sonho as coisas foram mudando, tivemos várias dificuldades, os pedreiros abandonaram as obras, faltou dinheiro e quando tinha dinheiro o que faltava era a mão de obra. Passamos por várias intempéries e muitas vezes pedi a esses senhores da luz um novo auxilio e por nenhum momento elas deixaram de me ajudar. No decorrer de dois anos e meio o projeto foi mudando e mesmo com as dificuldades ele se transformou, modificou, e nem nos meus sonhos mais ambiciosos poderia ter sonhado com a casa que construímos.
Graças à força dessas entidades de luz que trabalharam no astral em meu auxilio hoje eu conquistei a minha casa, meu filho hoje tem um pátio para brincar, eu tenho meu jardim para admirar e minha grama para pisar, a minha casa tem dois pisos e um salão de festas para receber a família e os amigos. Talvez, alguns de vocês já tenham muito mais do que eu conquistei, outros podem estar correndo atrás desse mesmo sonho, haverá outros ainda que a sua maior conquista é restauração de sua saúde ou então a solução de um problema complicado. Bem não importa que sonhos ou necessidades vocês tenham, o que importa é que vocês usem junto de toda essa filosofia muito amor e fé, amor por si mesmo, amor pelo outro, amor pelo seu sonho e fé, aquela fé que existe algo superior, que existem forças no astral dispostas a nos ajudar, mas que para isso precisam que façamos a nossa parte. Ninguém consegue viver sem essas duas coisas e se conseguir viver, seu coração deve ser escuro e cheio de magoas e até mesmo esses um dia precisaram da fé e do amor para ser auxiliado. Forças espirituais existem e a Casa Guerreiros da Luz é a prova disso.
Nesse relato não posso deixar de agradecer a dois grandes amigos que me deram apoio incondicional, me auxiliaram na difícil tarefa de ter paciência e esperar as coisas se acomodarem em seus lugares, me dirigiram palavras amigas que me confortaram nas horas de desespero e de angustia, esses amigos são mais do que especiais, são os dirigentes dessa Casa de Umbanda, são a minha família Guerreiros da Luz e como toda família tem seus irmão, eu agradeço também aos irmãos que torceram por mim, quero dizer a todos que meu amor é incondicional a vocês e a essas entidades, porque sei muito bem QUANTA DIFERENÇA FEZ EM MINHA VIDA ESSA SAGRADA LEI DE UMBANDA.
Agora estou vivendo o que até então não tinha experimentado: o sossego e a alegria de ter um lugar só meu.
 Saravá a todos, muita fé e amor em cada coração.
 Léa Fátima Casarim
Passo Fundo Dezembro de 2011
---------------------------------------------------------------------------
Persistência
E com muita alegria que venho relatar para todos esse momento de minha caminhada.Estava em busca de um novo trabalho a mais de seis meses , onde estava trabalhando não estava mais sentindo-me feliz, por ter uma visão sobre o trabalho e o patrão outra. Passei por momentos muito complicados. Pensei até em pedir demissão, dadas certas grosserias por parte de meu patrão, porém necessitava do meu salário que era bom. Tenho mulher e filha para sustentar. Tinha brigas e discuções constantes com meu empregador, ele era uma pessoas difícil de convivência.Passeis maus momentos nestes seis meses. Decidi procurar outro emprego. Passei por mais de seis entrevistas em grandes empresas mais não fui selecionado, talvez por estar muito ansioso e nervoso. Decidi me apegar a força guerreiros da Luz, como sempre fiz. Logo no princípio de minha dificuldade indagando o “seu João” (entidade de Luz que milita na casa) ele disse-me que eu teria que ficar mais um tempo, que aquilo era preciso para meu aprendizado.Então resisti, fui perseverante. Será que tenho que passar por isso ?, Me perguntava. Sim, tinha sim, para poder aprender  e dar um passo em alguns aspectos da minha evolução . Fiquei um pouco chateado mais continuei andando como sempre fiz. A mais de cinco anos queria entrar no ramo farmacêutico e não conseguia se quer participar das entrevistas por se tratar de um ramo bem fechado, onde as indicação das pessoas que nele trabalhão são muito importantes, e até decisivas. Mais certo dia á cinco anos atraz pedi para o seu João (entidade) que gostaria de trabalhar neste ramo  ele me disse: “-continua andando que tu vais conseguir.” E eu continuei. Porém, depois de seis meses de muitas brigas,angustias,ansiedade etc.,consegui entrar no ramo farmacêutico, através de seleção, fui contratado para trabalhar em uma grande empresa  que para mim já era o máximo, e se não bastasse serei coordenador. Isso é algo muito inédito pois não tenho experiencia alguma com medicamentos. Graças a essa força “guerreiros da Luz”, a mim que busquei , ao seu joão , Rigo, Fernanda que me escutaram nos momentos de desanimo e me deram força,a minha esposa e filha e  a todos os meus irmãos de corrente e a esta casa maravilhosa.  Qualquer coisa que eu diga sobre essa casa Guerreiros da Luz é pouco para expressar aquilo que sinto. Aqui existe algo diferente, algo que somente aqueles que tem determinação para continuar conseguirão sentir. Então eu convido aqueles que realmente tem coragem, para que experimentem essa energia renovadora que é a casa Guerreiros da Luz. 
Cristiano Kossmann.
Passo Fundo outubro de 2011
-----------------------------------------------------------------------------------
Paciência
Vivi por 18 anos um casamento problemático e posteriormente uma separação traumática. E, no meio desta tragédia toda, perdi tudo, inclusive a mim. Quando não conseguia mais ver um fim, ou pelo menos uma trégua para os problemas, os conflitos, a angustia e o desespero que me rodeava. A minha fé me sustentou.
Sentia que nos piores momentos da minha vida, quando pensei que tinha perdido tudo, inclusive a fé, descobri que na verdade era a única coisa que me restava, e foi nela que me agarrei e comecei a me levantar.
Com o passar do tempo, as coisas foram ficando mais claras mais amenas. Fui me redescobrindo as pessoas que me amavam muito: meus filhos. E através deles e por eles consegui me encontrar como pessoa, como ser humano digno de amar e ser feliz.
Neste processo de redescobertas, freqüentei várias igrejas, várias religiões. Encontrei refúgio e ajuda em todas elas, mas foi quando vim pela primeira vez na casa na casa dos Guerreiros da Luz, a convite de dois médiuns da casa, a Sheila e o Júlio, que realmente encontrei o que procurava. Claro que cheguei meio desconfiada, já conhecia outras casas de Umbanda e Candomblé e não sabia como eles trabalhavam aqui.
Primeiro estranhei a maneira de a casa trabalhar, com luzes ligadas, tudo muito claro, mas de uma maneira muito simples e familiar. Familiar? Sim! Senti-me em casa, como se estivesse em casa, com a minha família.
Nos primeiros meses, foi muito difícil chegar até o centro, a energia negativa me pesava me puxava para trás, dificultando minha vinda, das mais variadas maneiras. Pedi ajuda ao meu pai Ogum, para eu poder ir em frente e conseguir o meu passe semanal tão necessário. Com o tempo e perseverança fui ficando mais leve e agora chego aqui feliz, pois me sinto chegando e minha casa.
Pensei muito antes de por o pé no pejí (anexar-se ao corpo mediúnico da casa), porque para mim significava e significa compromisso e responsabilidade. Não me arrependi nem por um instante sequer de minha decisão. Estou me realizando como médium, como ser humano e como espírito que sou.
Sei que sou cheia de falhas, mas com muita vontade de aprender. Iniciei minha “grande busca”. Por isso e outras coisas agradeço aos Guerreiros da Luz pela acolhida, Muito obrigada!

Rosaní Dos Santos, Médium iniciante do Templo Guerreiros da Luz.
Passo Fundo, Setembro de 2011
------------------------------------------------------------------------------------
Mudanças Visíveis
Quando começamos a frequentar o Templo Guerreiros da Luz, estávamos passando por momentos bastante difíceis. Meu marido estava desempregado e por isso tivemos que vender o carro, porque não tínhamos como manter, e precisávamos também dinheiro para pagar outras contas. Estávamos passando, também, por desavenças familiares e não víamos nenhuma luz para todos esses problemas. A cada sessão nossa força de tentar aumentava cada vez mais. As entidades (senhores da luz em forma de espíritos que militam na casa) nos dizimam seguidamente: “Tenham fé, acreditem de coração no que vieram buscar que tudo vai mudar em breve!” Foi o que fizemos! Em pouco tempo meu marido começou a trabalhar em outro emprego, com um salário melhor do que nós esperávamos. Em um mês conseguimos comprar outro carro, melhor do que o que tínhamos. As dificuldades familiares diminuíram. Aos poucos o alívio e a paz de espírito voltaram a fazer parte de nossas vidas. E não parou por aí: há alguns meses meu marido conseguiu um aumento de salário. Agora estamos tentando conseguir nossa casa própria. Sei que não vai ser fácil, mas sei também que vamos conseguir, pois agora conseguimos acreditar em nós e na força espiritual que esta sempre junto de nós. Agradeço muito ao Centro de Umbanda Guerreiros da Luz e a seus participantes pelo carinho que nos acolheram e acolhem a todos os que precisam, quando buscam esta casa.  
Rosi Martini, Obrigada e Leandro Pereira, obrigado.
 Passo Fundo, Agosto de 2011.
---------------------------------------------------------------------------
Encontrando a Paz
Minha origem inicial foi no catolicismo, uma religião que me proporcionou uma boa formação na busca do bem. Porem, sempre busquei saber através do estudo, sobre a nossa origem e o nosso destino, de onde viemos e para onde iremos. No Espiritismos, sanei muitas dúvidas e encontrei conforto. Agora estou iniciando na Umbanda, nos Guerreiros da Luz de Passo Fundo, continuo pesquisando e estudando. Estou muito satisfeito, porque na Umbanda aprendemos que sem a humildade, não iremos progredir como espíritos. Quem melhor sabe sobre a humildade do que os espíritos dos humildes !! Somente quem passou a experiência de ser um escravo pode saber de humildade. Li muito sobre a vida de nossos índios, e admirava sua organização social e religiosa, antes da influência dos brancos ditos civilizados, o ser indígena não possuia malícia. Convivi com cablocos puros de coração e negros velho com grande sabedoria da vida. Realmente é necessário iniciar na humildade, pois do contrário Jesus Cristo não teria nascido numa manjedoura. Jesus não pediu para subirmos uma montanha de joelhos ou criarmos calos nos dedos dedilhando contas de oração, apenas pediu para amar ao próximo.
 Antonio Lourenço Fonseca
Passo Fundo 16/06/2011
-----------------------------------------------------------------------------------
Caro Mestre Rigo
Caro mestre Rigo !
Um dia deste perguntou-me se havia mudado alguma goisa em minha vida desde que estou frequentando o Centro, respondi que estava me sentindo bem, mas
ainda não tinha acontecido uma mudança significativa, principalmente na minha vida profissional.
Mas, na quarta feira passada (22/6), as 18:45 horas, quando eu estava me preparando para ir até a Sessão de Cura, recebi um telefonema da Coordenadora do Curso de
Idiomas da UPF, dando me a notícia de que meu projeto de Culinária Gaúcha Cultural tinha sido aprovado. Fiquei muito feliz. E lembrei-me que havia lhe falado da minha intenção de cria um curso de Culinária Básica e Cultural, no novo espaço ou nova casa desse Centro. Quero lhe falar que o projeto da Cozinha Básica Cultural já está quase pronto.
Este projeto para o Centro Guerreiros da Luz, visa auxiliar as pessoas a praticarem uma culinária saudável e de baixo custo, levando o conhecimento do valor nutritivo dos
alimentos, uso dos temperos, história da alimentação, conservação dos alimentos, como também de criar pratos “chic” utilizando ingredientes de preço acessivel. Pois o Curso
de Idiomas da UPF, criou um projeto piloto com aulas de culinária cultural, justamente porque descobriu que a convivencia no curso de culinária cria uma interação entre os alunos, maior do que nas aulas de idioma, e principalmente entre alunos e a comunidade (o curso é aberto à sociedade), qualquer pessoa pode se inscrever.  Portanto é uma forma de atrair o jovem para um meio saudável. Na UPF já foi dado o curso da culinária italiana, agora esta sendo ministrado o curso da culinária japonesa e o próximo será o da culinária gaúcha.
Quando consultei, ainda no mes de maio, a um Médium dessa casa sobre o meu projeto da UPF, ele me respodeu que iria demorar uns meses, que tudo dependia da aprovação de um conselho, que eu tivesse paciência, porem ele notou que fiquei frustrado com a revelação da verdade. Então me prometeu que iria me dar uma ajuda na aprovação desse projeto, mas que de toda a forma iria demorar um pouco. Então, tudo aconteceu como foi revelado, pois a minha contratação para ministrar este curso, somente irá ser possível no final do mes de julho. Contudo estou muito feliz, pois foi uma grande vitória. Pedi – agradeço e aceito. Pela minha gratidão é que estou me oferecendo para criarmos um curso de culinária básica. Não é necessário uma cozinha muito equipada, nem a UPF possui cozinha adequada, os instrutores levam muitos utensílios de seu uso. Vamos agendar, uma data para que possamos conversar com calma e estudar a possibilidade da implantação deste  curso.
 Obrigada Senhor !! Por ter permitido aos espíritos de luz do Templo Guerreiros da Luz, terem orientado minha mente e iluminado o meu caminho. Muito obrigada !!
 Um grande abraço a você Rigo a Sra. Fernanda e a todos os que trabalham nessa Casa, e que tão gentilmente recebem a todos.

 Lourenço Fonseca.

Passo Fundo 24/06/2011
---------------------------------------------------------------------------------
Filha de Fé
Esta semana recebi uma incumbência difícil. Uma pessoa muito querida me procurou pedindo para que eu escrevesse sua história e colocasse no Site. Disse-me que tinha lido os relatos e queria muito contar sua história, se pudesse, mas como “não sabia escrever bem”, desejava que eu fizesse. Expliquei a ela que as pessoas escreviam as suas histórias e eu somente as publicava. Pensei e decidi abrir uma exceção e escrever o que ela quisesse. Tentei ser imparcial, mas quem escreve sabe que as palavras por vezes nos enganam. Não colocarei o nome verdadeiro da pessoa, como é de costume nos relatos que aqui são publicados, por entender que se trata de assunto de proporções grandes, ao menos para ela.
 “A primeira vez que entrei no centro estava descontrolada. Tinha “fumado” e minha cabeça estava a mil. Vim por causa da minha mãe, que já freqüentava e estava insistindo a tempo para que eu viesse. Ela sabia de tudo o que se passava comigo. Meus sumiços que duravam dois ou três dias. Eu ficava na “boca” ou na casa de alguém usando. Depois voltava um trapo para casa. Hoje sei que ela estava aqui pedindo por mim, ela mesma me falou que inúmeras vezes ligou para o Rigo para pedir ajuda, quando eu sumia.
 Já ouvi falar que quem entra não consegue sair, e é uma grande verdade. É muito difícil. Não aconselho ninguém a experimentar. Nem sei dizer em que momento eu fiquei viciada, foi tudo muito rápido. Muitas vezes cheguei a me prostituir para arranjar dinheiro para poder comprar. Fiz o que todo o usuário faz, vende tudo, perde tudo. Por pouco não perdi minha família, porque minha dignidade eu já tinha perdido há tempos.
 Depois da primeira vez que entrei nesta casa de Umbanda, não sei por que me apaixonei pela Umbanda, não porque tivessem dito alguma coisa que me atraísse. Só me apaixonei, me tornei uma filha de fé. Principalmente pelos pretos velhos, que muita vezes, em meus momentos de loucura, tiveram uma paciência fora do comum comigo, me aconselhando e entendendo o que eu passava. Na verdade eu nem sabia o que queria. Às vezes dizia que queria parar, mas não era de verdade e eles acreditaram em mim, mais do que eu mesma. Tinha ouvido muita coisa sobre essa religião, menos o que realmente ela é e faz pelas pessoas. Gosto deste lugar porque aqui ninguém precisa ser fanático, para ser religioso. São pessoas “normais” que estão aqui para ajudar outras pessoas.
Não consigo ter uma lembrança, sobre algum fato específico que chame a atenção sobre este tempo em que estou aqui. Para mim todo este tempo é como se eu tivesse tido outra chance de nascer e ter outra vida. Essa vida de hoje também não é fácil, mas agora tenho esta força que me acompanha e me ajuda nos momentos difíceis. Lembro de uma coisa que um preto velho me disse e que ajudou muito, para que eu me afastasse daquelas amizades ‘quem vive no meio do milharal, minha filha, hora ou outra experimenta o milho’. Fui aos poucos deixando meus “amigos” de lado e arranjei outros, nisso minha família me ajudou muito.
 Parei! Eu parei. Já há algum tempo. Às vezes chego a sonhar que estou na”boca”. Isso me assusta e logo busco aconchego acendendo velas para “meus” pretos. Voltei a ter minha dignidade e minha família. Se eu pudesse definir essa casa de Umbanda, Guerreiros da Luz, diria que é minha mãe, porque renasci dela o que sou hoje.
 Carla.
Passo Fundo, Abril de 2011.