segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Encantamento


Estou encantado...como nos filmes em que uma bruxa lança um feitiço e a pessoa fica abobalhada e acaba por fazer coisas que não lhe fazem sentido. Estou abobalhado com tudo o que tenho visto.Ontem tivemos o prazer de receber pessoas maravilhosas em nosso Templo. Pessoas vindas de vários locais do estado. De alguns locais com distancias de  800 km. Essas pessoas me encantaram pelo seu desprendimento em saírem de seus lares, viajarem distancias enormes para vivenciarem um momento que poderia não ser bom. O VII Encontro da Cultura Cigana realizado pelo Templo é realmente encantador para aqueles que o conhecem, Porém estamos falando de pessoas que não conheciam, ou meramente por algumas fotografias e se abalarem ao desconhecido, e ao imprevisível. Esses atos é que me encantam, me fascinam pelo desprendimento e coragem. Escrevo isso porque sei que temos sempre muitas coisas a perder em nossos caminhos e momentos de descanso são indispensáveis. Pessoas que deixam seus confortos, suas famílias e tranquilidade para executarem a coragem de vivenciar o novo, e o imprevisto. Dado isso também reconheço o esforço de pessoas que deixaram seus lares em prol desse evento maravilhoso, que contou esse ano com aproximadamente 190 pessoas. Esses determinados e resignados trabalhadores  que deixam seu descanso e lares para trabalharem pelos outros, me encantam. Estou a cada dia mais fascinado com as pessoas que me cercam. Reconheço meu encantamento em um mundo onde a individualidade e o egocentrismo é reinante, e a vejo todos os dias entre a multidão, como uma deusa que seduz e diz que "sou a peça mais importante desse jogo, sempre". Vejo todos trabalhando, cada qual em seu ritmo e percebo que o mundo pode ser diferente. Acredito, através de meu encantamento, que é  possível mudar um estado de coisas que parece tristemente imutável.

Sei das dificuldades de uma mudança, porém essas pessoas tem me mostrado um algo diferente do que a crueldade da intransigência dos significados superficiais em relação a tudo, fazem. Tudo se torna superficial diante da facilidade com que exercemos nos "livre arbítrio" embasados na deusa sedutora do egocentrismo. A família perde o real sentido de família, porque desejamos que ela seja como a dos comerciais de margarina. Veja isso todos os dias no fecebook. Pessoas instáveis, postando fotografias de família feliz, sem poderem articular com realidade o que sentem um  pelo outro. O momento da fotografia foi o instante em que estiveram juntos, ademais cada qual em seu canto. As amizades se tornam apenas balções de negócios, onde ajuda-se para depois pedir ajuda, sempre dando aquele toque sutil de "não concordo com o que ele faz"... Sei, e entendo como importante é o Ego. Através de nossas buscas pessoas vencemos grandes demônios, Através de nosso "ego" creditamos força para continuar nas lutas, e isso é bom. O que me constrange é que há momento em que podemos e devemos deixar de ser "eu" para sermos "nós"...

Eu poderia citar inúmeras situações onde a avareza de caráter invade as casas, as ruas, os locais de trabalho e as instituições religiosas. Por isso me fascino. Um local onde todos poderiam ser apenas eles, se tornam nós, os Guerreiros! Por isso escrevo e digo com todo meu orgulho que todos os que Deus coloca em meu caminho são prováveis, alguns são possíveis e outros são indispensáveis!

Sim! É possível mudar o mundo em que vivemos. Por longo tempo não acreditei nessa "utopia". Hoje sei que pessoas que se fascinam, exercem em si e nos outros um algo que chamo de "magia da mudança" e isso esta acontecendo muito belo e forte diante de meus olhos fascinados. No momento em que uma "bruxa" que chamo de Umbanda me fascinou, iniciei uma caminhada e outras pessoas tem se fascinado também. Nossa caminhada tem fascinado outros e assim acredito a cada dia com mais determinação que sim, é possível!

Nesse caso estou falando de mim, mas e você: dá para deixar a deusa de lado por algum tempo e ter coragem de mudar, viajar, fazer pelo outro um pouco, e se encantar?

Boa semana a todos!

Rigoberto Franceschi, Escritor, Dirigente do Templo Guerreiros da Luz