segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Orumilá, ifá




Há uma dificuldade da natureza humana em crer no destino. Talvez isso aconteça pela falsa ideia de imutabilidade que alguns trazem em seu encalço. O Destino é um conjunto harmônico de situações que acontecem em nossos caminhos. Indiscutivelmente nada acontece “por acaso”. Lançamos nossos desejos diante do Tempo e  Ifá monta o caminho. Por vezes desejamos e erramos ao concluir que teremos o controle das situações. Essas são montadas diante dos desígnios de Orumilá. Porém, como disse, o desejo e busca são nossos. O instante exato, a potencia que impulsiona são nossas e todo o restante fica a cargo do mestre de Tempo, Ifá, que com sua sabedoria de todas as naturezas visíveis e invisíveis, nossos carmas e situações não vividas ou deixadas para depois, nos trás situações.

Diante disso reside a complexidade e beleza da vida. Todas as pessoas que entram e saem de nossos caminhos são, de alguma forma parte de nossa trajetória em direção a aquilo que buscamos. Sucessos e fracassos são nossa responsabiliza, mas as vivencias proporcionadas por Ifá são únicas para cada um, e somente por isso toda a trajetória já é valida. Temos maneiras distintas de observar a evolução e a maioria delas é linear. Como se saíssemos de um ponto para que cheguemos a outro mais alto. Naturalmente nem sempre funciona assim. A natureza toma formas e trajetórias distintas para se chegar a fins diversos. Diante disso é preciso que não julguemos aqueles que andam junto de nós. Para cada um, caminhos diferentes, dentro de suas buscas individuais.

Ganhamos, todos os dias possibilidades de um treinamento único para com as pessoas que convivemos. Esse treino nos traz, com o tempo, capacidades de renovação, que é o que a natureza sabiamente faz. Sem julgamentos, se de o direito de aproveitar suas oportunidades. Entre seus desejos, sua potencia de viver e a chegada ao cume existe a Luz de Orumilá, o destino, as possibilidades, as uniões, os aprendizados. Agora, nesse momento, é seu momento. Ifá monta, você decide o que fazer com ele... E daí?

Meu muito obrigado a todos pelas possibilidades que temos nos dado...


Rigoberto Franceschi, Dirigente do Templo Guerreiros da Luz