segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Motivo de vida ou motivo de morte?



Tenho lido algumas biografias e nessa semana me deparei com a história  de Nelson Mandela. Sempre olhamos para o outro de uma forma particular e entendemos a vivencia dele através de nossa vivencia. Se estamos emotivos essas histórias se tornam melodramas; se estamos secos, são apenas histórias; se, por outro lado estamos em momentos de crise, conseguimos nitidamente ver os momentos de crise em suas histórias de vida, por mais subentendidas que pareçam. Procurar conhecer histórias de vida é sempre importante para entendermos a nossa. O que grandes homens fizeram, mesmo sendo muito humanos como nós, nos traz um alento para momentos de fraqueza e dor. Todos nós, indiscutivelmente temos algo infinitamente importante para lutar. Somos especiais e, se estamos aqui nesse dado momento no tempo espaço, existe algo que precisamos fazer. Alguns de nós ainda não descobriram exatamente o que, mas com toda a certeza todos viemos fazer algo. Para um pessimista essas frases irão parecer feitas, mas precisamos olhar ao redor e a natureza, tanto diversa quanto humana irá nos mostrar, através das histórias que algo superior existe, mesmo em pessoas que não acreditem nisso. A vida não é apenas umas sucessão de fatos aleatórios! As possibilidades que são colocadas a nossa frente tem um propósito e apenas nós, como seres únicos: http://temploguerreirosdaluz.com.br/?p=475 podemos descobrir. Os fatos aparentemente negativos que acontecem conosco ou ao nosso redor e que nos envolvem sempre tem um motivo que, se posso minimizar em palavras, é a busca pela EVOLUÇÃO.

O que tenho entendido, lendo e relendo essas histórias é que os motivos para nossa existência podem não ser óbvios ou aparentes, mas estão sempre muito próximos de nós. Algumas situações acontecem para que saiamos de nossos estados de passividade e façamos ao que é preciso ser feito. O motivo de uma existência pode não ser aquilo que você ame no momento, mas que com certeza irá amar com tanta força que vai fazer com que você viva por ele. E as dificuldades encontradas nesse ínterim serão inúmeras também, mas valerão cada lágrima e serão lembradas com sorrisos. Todos aqueles que encontram seus caminhos vivem melhor e mais.

Aprendi que um motivo de vida não pode se tornar um motivo de morte. Algumas pessoas, por autodestruição transformam seus motivos de vida, depois que os encontram em motivos para morrer. Na intenção de se tornarem mártires, ou por simples autodestruição.  Isso é triste. Em algumas histórias, tanto as que leio, quanto as que observo no dia a dia, algumas dessas pessoas transformam seus caminhos em destruição e desassossego por causa de suas buscas. Pessoas se afastam e, por terem encontrado seus motivos, acreditam erroneamente que não precisam de mais ninguém.  Um motivo de vida precisa trazer bons motivos para viver!
Observando essas histórias desastrosas me pego apensar em quantas pessoas já erraram e erram tentado acertar. Que motivos levam um ser humano a destruir outro e a si mesmo se o ato natural de todos nós é a evolução e essas evolução é parte do crescimento e, com toda certeza só há crescimento com harmonia?

Escrevi isso na tentativa de fazer uma pergunta a você que esta lendo: Quais os seu motivo de vida? Se você ainda não sabe a resposta, pergunte-se se o que você esta fazendo com as pessoas ao seu redor combina com seus objetivos e “motivos de vida”?

Para refletir sobre isso podemos  ser pessimistas ou otimistas. Como pessimistas podemos colocar a “culpa” de tudo o que nos ocorre nas circunstancias e pessoas ou formular nossos dias sobre bons objetivos, que nos levem a bons motivos de vida, sem culpar pessoas ou circunstancias pelo que estamos passando, mesmo que pareça ruim ou desastroso no momento.

Como estamos no início do mês e uma das cosias que faço é iniciar o mês colocando todas as minhas perspectivas positivas a disposição da força que chamo de Ogum, pensei que essas perguntas fossem interessante para vocês. Então vamos iniciar um mês cheio de lamentações ou... O que você quer para você?

Boa semana e bons motivos de vida para você!

Rigoberto Franceschi, escritor, dirigente Templo Guerreiros da Luz.