segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dizer não... para ser feliz.



Dizer não...  para ser feliz.
Nessa semana tive uma percepção diferente e procurei entender o que acontece com nossas sociedade, em alguns aspectos. Buscamos resignificados! Tudo o que vivemos hoje já foi vivido pelos nossos ancestrais, em seu tempo e com os parâmetros e circunstancia daqueles tempos. Estou falando da interpretações que temos diante do que percebemos do mundo ao nosso redor. A tecnologia, as artes, filosofia, religião são o reflexo de nossas buscas individuais por aquilo que nos faz ou irá fazer felizes. Em tempos passados, desde que o ser humano, como força espiritual populou o planeta, as buscas são as mesmas: felicidade, bem estar, etc. O que acontece é que buscamos significados novos para situações antigas e tão antigas quanto nossa estada nesse planeta. Os problemas enfrentados hoje são os mesmos de cem, duzentos ou mil anos atrás, salvo a forma como eram encarados e tratados. Cada um de nós sente o mundo de uma forma única, porque somos seres únicos. Item 1: http://temploguerreirosdaluz.com.br/?p=475
Então, entendendo que meus problemas são basicamente os mesmos de meus pais, avos e ancestrais mais distantes; por ter essa sabedoria ancestral em mim, sim, porque essa filosofia que vivo me diz que trago em mim toda a sabedoria de minha ancestralidade, porque ainda sofro?
A evolução natural e espiritual é constante e para que possamos aprender tudo muda sempre, através da lei do movimento constante, item 6 http://temploguerreirosdaluz.com.br/?p=475, as situações criam resignificados constantes. O que acontece é que, em nossa pequenez nos apegamos a falsa sensação de segurança de nossos sentimentos diante do mundo. Um trabalho, um amor, uma amizade. Sentimos medo de perder aquilo que nos traz prazer ou “felicidade”, mesmo que já não traga mais. Um trabalho que não esteja trazendo mais significados  para você como ser humano já não serve mais, mesmo que te traga um bom ganho financeiro; uma amor e que não se tenha mais “amor”, amizade, companheirismo já não movimenta mais tuas expectativas precisa ser renovado, precisa de uma busca por resignificados; uma amizade que te traga desassossegos e desilusões precisa de um afastamento. Buscar significados novos é saber dizer NÃO, para ser feliz. Para dizer sim para a felicidade é preciso saber dizer não para algumas situações. Pessoas possessiva, ciumentas, avarentas e negativas não fazer bem nem a elas mesmas, portanto dizer NÃO a essas pessoas requer muito bom senso, porque as vezes precisamos continuar convivendo com elas, mas não precisamos estar ligados a elas. Dizer NÃO é resignificar o que sentimos e não, necessariamente mudar  àqueles com quem convivemos.
Me parece que o valor do NÃO perdeu sua força. Temos que suportar tudo e todos o tempo todo? Conviver e aprender sim, sofrer por osmose nunca!
O significado real da vida é ser feliz e buscar essa felicidade e para isso precisamos muita sabedoria para saber dizer SIM e NÃO nos momentos certos, para as pessoas certas. Uma busca espiritual nos auxilia muito nessa faculdade. Incentiva nossa sabedoria ancestral para cada momento. Somos nossos próprios mestres, mas mesmo mestres precisa de um espaço para se tornarem mestres.
Bons SINS e poderosos NÃOS nessa semana a todos.


Rigobero Franceschi, Escritor e Dirigente do Templo Guerreiros da Luz